Torne a Europa Pobre Novamente: Medvedev define a custo de quem os EUA pretendem crescer

Usando o slogan da campanha de Donald Trump, o ex-presidente russo comentou as tensões entre os EUA e a Europa sobre a Groenlândia.

O presidente dos EUA, Donald Trump, fará seu país grande novamente às custas de perdas territoriais da Dinamarca e do empobrecimento da Europa, declarou o vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, no domingo (18).

"Tornar os EUA grandes novamente = Tornar a Dinamarca pequena novamente = Tornar a Europa pobre novamente. Finalmente entenderam a ideia, imbecis?", publicou Medvedev em suas redes sociais.

Racha na OTAN diante da Groenlândia

O presidente dos Estados Unidos anunciou no sábado (17) a imposição de uma tarifa de 10% sobre todos os produtos de uma série de países europeus que enviaram forças militares à Groenlândia para exercícios militares, em meio às tensões em torno de suas ambições de se apoderar desse território dinamarquês. Em vigor a partir de 1º de fevereiro, as taxas aumentariam para 25% em 1º de junho de 2026.

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A GROENLÂNDIA E SUA IMPORTÂNCIA PARA OS EUA, NESTE ARTIGO

"Essa tarifa será exigível e pagável até que seja alcançado um acordo para a compra completa e total da Groenlândia", acrescentou o presidente americano.

Diante dos planos declarados por Washington, oito países afetados — todos membros da OTAN — divulgaram uma declaração conjunta no domingo, na qual confirmam sua solidariedade com a Dinamarca e sua autonomia e respeito à sua soberania e integridade territorial. Ao mesmo tempo, a declaração condena as medidas tarifárias de Trump por "minar as relações transatlânticas e acarretar o risco de uma perigosa espiral descendente".