Notícias

Morre o ex-ministro Raul Jungmann, aos 73 anos

Ex-ministro da Defesa e da Segurança Pública lutava contra câncer no pâncreas.
Morre o ex-ministro Raul Jungmann, aos 73 anosMarcelo Camargo/Agência Brasil

O ex-ministro Raul Jungmann morreu neste domingo (18), em Brasília, aos 73 anos. A informação foi confirmada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), instituição da qual era diretor-presidente desde 2022. Jungmann enfrentava um câncer no pâncreas e estava internado desde sábado (17).

Raul Jungmann ocupou quatro vezes cargos ministeriais ao longo da carreira, informou o portal g1. No governo Fernando Henrique Cardoso, comandou o Ministério do Desenvolvimento Agrário e de Políticas Fundiárias. Durante a gestão de Michel Temer, esteve à frente do Ministério da Defesa e, em 2018, tornou-se o primeiro ministro da Segurança Pública do Brasil.

No período em que chefiou a Defesa, Jungmann coordenou operações baseadas em decretos de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que autorizaram o emprego das Forças Armadas em estados afetados por crises na segurança pública.

Vida política

Na juventude, Jungmann militou no antigo Partido Comunista Brasileiro (PCB). Ao longo da vida política, passou por MDB, PPS e PMDB, retornando ao PPS em 2003, onde permaneceu até 2018.

Foi eleito deputado federal por Pernambuco em 2002 e reeleito em 2006. Em 2012, tornou-se vereador do Recife. Também concorreu ao Senado em 2010 e ficou na suplência para a Câmara dos Deputados em 2014. Entre 2015 e 2016, exerceu novo mandato como deputado federal.

Na Câmara, atuou como vice-presidente da CPI dos Sanguessugas e integrou a Frente Brasil Sem Armas durante o referendo de 2005.

Jungmann também presidiu o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Ainda segundo o g1, nvestigações por suspeitas de fraude milionária em licitação, peculato e corrupção em contratos de publicidade envolvendo sua gestão no Ministério do Desenvolvimento Agrário foram arquivadas pela Justiça Federal.

O ex-ministro deixa dois filhos e uma neta. O velório e a cremação serão realizados em cerimônia restrita a familiares e amigos, em Brasília.