Ursula von der Leyen afirma que a União Europeia defenderá a Groenlândia

Após uma reunião com outros líderes europeus, a presidente da Comissão Europeia afirmou que o bloco coordena uma posição comum diante das tensões envolvendo a ilha e as ameaças tarifárias dos Estados Unidos.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou neste domingo (18) que manteve conversas com o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, e com líderes da França, Reino Unido, Alemanha e Itália para coordenar uma posição comum da União Europeia diante da crise envolvendo a Groenlândia e as ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de tomar o território, que pertence à Dinamarca, país integrante da OTAN.

Em mensagem publicada na rede social X, von der Leyen informou que dialogou com Emmanuel Macron, Keir Starmer, Friedrich Merz e Giorgia Meloni. Segundo ela, o bloco permanece unido na defesa da soberania da Groenlândia e da Dinamarca.

"Sempre protegeremos nossos interesses estratégicos econômicos e de segurança", escreveu. Von der Leyen acrescentou que Bruxelas enfrentará os desafios à solidariedade europeia "com firmeza e determinação".

Confira tudo o que você precisa saber sobre a Groenlândia e sua importância para os Estados Unidos neste artigo.