
FOTOS: Túmulo de ex-chanceler alemão é vandalizado com símbolos nazistas

O túmulo do ex-chanceler alemão Helmut Schmidt e de sua esposa, Loki, foi novamente vandalizada com símbolos nazistas no cemitério de Ohlsdorf, em Hamburgo. Segundo informou o jornal Bild neste domingo (18), pessoas ainda não identificadas pintaram quatro suásticas de cor laranja diretamente sobre a lápide, atingindo os nomes e as datas de nascimento e morte do casal.
Schlimme Aktion auf dem Ohlsdorfer Friedhof. Grabplatte vom ehemaligen Bundeskanzler Helmut Schmidt mit Hakenkreuzen beschmiert. Polizei ermittelt Fotos: Lenthe Medien pic.twitter.com/X4CFY8YvOh
— R_G_ (@CrimeNewsHH) January 18, 2026

As pichações foram descobertas por um fotógrafo, que acionou a polícia. A investigação foi assumida pela unidade de proteção do Estado, diante da suspeita de um crime com motivação política. Até o momento, não há informações sobre os responsáveis pelo ato.
Esta não é a primeira vez que a sepultura do político social-democrata é alvo de ataques. No fim de dezembro de 2023, três suásticas, também na cor laranja, foram encontradas no mesmo local e removidas pouco depois.
