Enviado de Putin diz que Europa vai ceder e que Estados Unidos tomarão controle da Groenlândia

Kirill Dmitriev afirmou que, no futuro, a unidade transatlântica pode se recompor parcialmente diante das declarações do presidente norte-americano Donald Trump.

O enviado especial da Presidência da Rússia e diretor-geral do Fundo Russo de Investimento Direto, Kirill Dmitriev, afirmou neste domingo (18) que a Europa "cederá" e que os Estados Unidos "ficarão com a Groenlândia", avaliando que a unidade transatlântica pode se recuperar em certa medida.

"A Europa cederá, os Estados Unidos tomarão a Groenlândia e a unidade transatlântica poderá ser restaurada até certo ponto", escreveu ele na rede social X.

Na sexta-feira (16), Dmitriev zombou da possível resposta da Europa às ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação à ilha.

"A Europa está considerando opções para retaliar contra os EUA. Sério?", escreveu o enviado, sugerindo que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e a Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros, Kaja Kallas, poderiam liderar uma possível resposta. "Com a ousada e implacável Ursula e Kaja no comando, os Estados Unidos deveriam começar a tremer", afirmou ele.

Confira tudo o que você precisa saber sobre a Groenlândia e sua importância para os Estados Unidos neste artigo.