Macron ameaça Trump com 'bazuca comercial' da UE em resposta as tarifas pela Groenlândia

Esse instrumento tem como objetivo combater medidas comerciais usadas por um terceiro país para pressionar algum dos 27 Estados membros.

O presidente da França, Emmanuel Macron, vai pedir à União Europeia que acione pela primeira vez o "instrumento anticoerção" diante das novas tarifas que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou para países europeus que enviaram militares à Groenlândia, segundo veículos locais que citam a equipe do líder francês.

A ferramenta, chamada de "bazuca comercial", permite, entre outras medidas, congelar o acesso a mercados europeus de contratação pública ou bloquear determinados investimentos. Criado pelo bloco europeu em 2023 como forma de dissuasão contra medidas comerciais usadas por terceiros países para pressionar um dos 27 Estados membros, o instrumento ainda nunca foi usado.

Para ser ativado, é necessária a aprovação de pelo menos 55% dos Estados membros, representando ao menos 65% da população da UE.

Trump afirmou em uma publicação na sua plataforma Truth Social que vários países da OTAN — Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos e Finlândia — terão de pagar uma tarifa de 10% sobre todos os produtos enviados aos EUA a partir de 1º de fevereiro de 2026. Ele também detalhou que a tarifa será elevada para 25% a partir de 1º de junho de 2026.

Neste domingo, os embaixadores da UE se reuniram em caráter de emergência em Bruxelas para tratar da situação.