Notícias

VÍDEO: Influenciadora argentina é presa por fazer gestos racistas em bar de Ipanema

O passaporte de Agostina Paéz foi confiscado por decisão judicial, que determinou o uso de tornezeleira eletrônica.
VÍDEO: Influenciadora argentina é presa por fazer gestos racistas em bar de Ipanemax/@jornalodia

A influenciadora e advogada argentina Agostina Páez, de 29 anos, foi presa no Brasil no sábado (17), após usar gestos racistas para ofender um funcionário de um bar no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro, informou o jornal O Dia.

O incidente, gravado por uma testemunha, foi denunciado às autoridades locais. A polícia apreendeu o passaporte de Páez, por ordem judicial, e determinou o uso de tornozeleira eletrônica.

As imagens registram o momento em que a influenciadora imita gestos e sons de macaco, acompanhada por duas amigas. Os gestos teriam sido direcionados a um dos funcionários do estabelecimento após uma discussão sobre um erro no pagamento. A vítima alegou que Páez também apontou o dedo para ele e usou linguagem racista.

Entrevistada pelo portal argentino Info del Estero, ela afirmou que o estabelecimento cobrou de seu grupo de amigas um valor excessivo pelas bebidas e se recusou a deixá-las sair. Apesar de se sentirem enganadas, elas decidiram pagar a conta, indicou.

Segundo Páez, os garçons zombaram delas e "começaram a tocar em suas partes íntimas, como se insinuassem que algo ruim iria acontecer", enquanto riam e as filmavam, o que provocou sua reação.

"Eu não deveria ter reagido dessa forma", lamentou.

A influenciadora relata ter recebido uma intimação pelo WhatsApp menos de 24 horas após o incidente. "Eu contratei um advogado aqui no Brasil que já solicitou as imagens das câmeras de segurança", explicou. 

Suas contas nas redes sociais foram desativadas, revela a argentina, após receber insultos e ameaças de brasileiros. "Estou presa, apavorada", disse ao portal.