Notícias

Governo americano se prepara para intervenção federal em Minnesota - WP

O deslocamento militar decorre das ameaças de Trump a invocar a Lei de Insurreição, que autoriza o presidente a assumir o controle da Guarda Nacional de um estado ou mobilize tropas federais para missões internas, diante de atos de "rebelião".
Governo americano se prepara para intervenção federal em Minnesota - WPGettyimages.ru / Anadolu / Contributor

O governo americano ordenou que aproximadamente 1.500 soldados em serviço ativo se preparassem para um possível deslocamento para o estado de Minnesota, informaram fontes ao jornal americano The Washington Post. A mobilização militar viria em resposta a protestos contra as operações do Serviço de Imigração (ICE), inflamados após o assassinato de Renee Good, cidadã americana, baleada por um de seus agentes no dia 7 de janeiro.

A situação em Minnesota tem sido objeto de crescente preocupação por parte da administração Trump, desde o lançamento da Operação Metro Surge em dezembro passado. Essa iniciativa, que envolveu o envio de 2 mil agentes do ICE para a região, resultou na prisão de centenas de pessoas e em confrontos entre agentes e manifestantes.

O deslocamento militar decorre das ameaças de Trump a invocar a Lei de Insurreição, que autoriza o presidente a assumir o controle da Guarda Nacional de um estado ou mobilize tropas federais para missões internas, diante de atos de "rebelião". Essa seria a primeira vez que a lei é aplicada desde que o Presidente George H.W. Bush mobilizou o exército durante os tumultos de Los Angeles em 1992.

Protestos contra o ICE

As manifestações ganharam força após uma série de incidentes envolvendo agentes da ICE, incluindo o disparo contra um imigrante venezuelano e relatos de ações agressivas durante operações de fiscalização. Relatos de prisões arbitrárias e abordagens questionáveis alimentaram a desconfiança e os confrontos entre a população local e as autoridades federais.

O governador de Minnesota, Tim Walz, mobilizou a Guarda Nacional do estado para auxiliar as autoridades locais. Enquanto isso, a administração Trump continua a pressionar Walz e outros líderes democratas, investigando possíveis obstáculos à aplicação da lei de imigração

Apesar das ameaças iniciais, o Presidente Trump aparentou moderar o tom em relação à Lei de Insurreição, declarando na sexta-feira (16) que não havia necessidade de invocar a lei, no momento. Entretanto, a possibilidade de uma intervenção federal continua a pairar sobre o estado de Minnesota, intensificando a preocupação entre líderes locais e a população em geral.