Tempestade em São Paulo faz Defesa Civil emitir alerta extremo com toque de sirene

Todas as regiões da capital paulista entraram em estado de atenção. Pela primeira vez, um alerta sonoro intenso, de cerca de 10 segundos, foi enviado a celulares da população diante do grande volume de chuva e risco de alagamentos.

A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos na tarde deste sábado (17), após ser atingida por chuva forte. O alerta foi acionado às 17h49 pelo Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), inicialmente para as zonas Sul, Sudeste e Leste e para a Marginal Tietê, e depois estendido para toda a capital.

Pela primeira vez, a Defesa Civil emitiu um alerta extremo diretamente nos celulares dos moradores. A mensagem chegou acompanhada por um som semelhante ao de uma sirene e informou sobre a intensificação da chuva.

Segundo a Defesa Civil, o envio do alerta extremo foi decidido diante do grande volume de chuva registrado nos últimos dias, do risco de transbordamento de córregos e de uma ocorrência grave registrada na sexta-feira (16), informou o portal g1. O órgão explicou que há dois tipos de avisos: o alerta severo, com um bip sonoro curto, e o alerta extremo, que emite um som mais longo, de cerca de 10 segundos.

De acordo com o CGE, áreas de instabilidade formadas pela combinação de calor e a entrada da brisa marítima provocaram chuvas inicialmente isoladas, mas com forte intensidade.

Entre 14h e 18h17, o Corpo de Bombeiros recebeu, na capital e na região metropolitana, dois chamados para quedas de árvores e sete para enchentes. Na sexta-feira (16), outra chuva forte já havia provocado alagamentos, transbordamento de córregos e arrastado veículos pela enxurrada.