União Europeia pode suspender acordo comercial com os EUA devido a ameaças de Trump – Bloomberg

Anteriormente, o presidente norte-americano anunciou tarifas aos países que apoiaram a Groenlândia diante das ameaças da Casa Branca de tomar a ilha.

Membros do maior grupo político do Parlamento Europeu afirmam que um acordo comercial com os Estados Unidos já não é possível, declarou Manfred Weber, presidente do Partido Popular Europeu (PPE), neste sábado (17). O grupo está se preparando para bloquear a aprovação da proposta de acordo entre a UE e Washington, informou a Bloomberg.

A posição se deve ao anúncio do presidente Donald Trump de impor tarifas aos países que apoiaram a Groenlândia diante das ameaças da Casa Branca de tomar a ilha.

"O PPE apoia o acordo comercial União Europeia-Estados Unidos, mas, dadas as ameaças de Donald Trump em relação à Groenlândia, sua aprovação não é possível neste momento", explicou Weber nas redes sociais. Ele acrescentou que o acordo do bloco para reduzir as tarifas sobre "produtos americanos deve ser suspenso".

O acordo comercial entre Bruxelas e Washington, finalizado pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, com Donald Trump, já está sendo implementado, mas ainda precisa da aprovação dos eurodeputados. Se os parlamentares do PPE unirem forças com grupos políticos de esquerda, poderão garantir votos suficientes para atrasar ou bloquear a aprovação.

O presidente dos Estados Unidos anunciou que diversos países da União Europeia, incluindo Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Finlândia, serão obrigados a pagar uma tarifa de 10% sobre todos os produtos importados para os Estados Unidos a partir de 1º de fevereiro. Ele também alertou que a tarifa aumentará para 25% até 1º de junho.

Confira tudo o que você precisa saber sobre a Groenlândia e sua importância para os Estados Unidos neste artigo.