Trump impõe tarifas a países da OTAN por causa da Groenlândia

"Essa tarifa será cobrada e deverá ser paga até que se chegue a um acordo para a compra completa e total da Groenlândia", afirmou o presidente dos EUA.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a imposição de uma tarifa de 10% sobre todos os produtos enviados aos EUA por uma série de países europeus que enviaram militares à Groenlândia.

Em publicação na plataforma Truth Social, Trump afirmou que vários países da OTAN — entre eles Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos e Finlândia — passarão a pagar uma tarifa de 10% sobre todos os produtos exportados para os Estados Unidos a partir de 1º de fevereiro de 2026. Segundo ele, a taxa será elevada para 25% a partir de 1º de junho de 2026.

O presidente alegou que militares desses países "viajaram" para a ilha "com objetivos desconhecidos", criando "uma situação extremamente perigosa para a segurança e a sobrevivência" do planeta. "Portanto, é imperativo que, para proteger a paz e a segurança globais, sejam adotadas medidas enérgicas para que essa situação potencialmente perigosa termine de forma rápida e inequívoca", destacou.

"Essa tarifa será cobrada e deverá ser paga até que se chegue a um acordo para a compra completa e total da Groenlândia", acrescentou.

Trump também afirmou que Washington está disposto a negociar imediatamente "com a Dinamarca e/ou com qualquer um desses países que colocaram tanto em risco, apesar de tudo o que fizemos por eles, incluindo a máxima proteção ao longo de tantas décadas".