Notícias

Putin avalia inovações russas em transporte e tecnologia autônoma

O presidente russo conferiu trens, bondes, drones e robôs autônomos desenvolvidos na Rússia.
Putin avalia inovações russas em transporte e tecnologia autônomaValery Sharifulin / Sputnik

O presidente Vladimir Putin conheceu nesta semana os últimos avanços da Rússia em transporte e tecnologia autônoma. Entre as novidades estão um trem sem motorista, um bonde autônomo, drones e robôs entregadores.

O destaque foi o bonde "Lvionok", seguido pelo trem "Moskva-2026", um catamarã, embarcação com dois cascos paralelos, mais estável e rápida que barcos comuns, e drones do tipo avião, todos apresentados como exemplos do transporte do futuro.

As inovações foram mostradas a Putin pelo prefeito de Moscou, Sergey Sobyanin, pelos ministros de Transporte, Agricultura, Recursos Naturais e Ecologia, Indústria e Comércio, e pelos diretores da Roscosmos, Dmitri Bakanov, e do GLONASS, Alexey Raikevich.

Drones fora da rede terrestre

Os desenvolvedores também apresentaram um sistema de comunicação via satélite, capaz de controlar drones fora do alcance das redes terrestres, explicou Dmitry Bakanov.

Putin ainda conheceu o satélite de sensoriamento remoto "Zorkiy", usado para mapeamento. Ambos os projetos recebem financiamento privado e, no caso do Zorkiy, há ainda um mecanismo de arrendamento financeiro, que diminui o impacto sobre o orçamento público.