Imprensa local informa que a Indonésia iniciou uma operação de busca por um avião civil que perdeu contato enquanto se aproximava do pouso.
O serviço Flightradar também confirmou o desaparecimento de um ATR 42-500 pertencente ao Ministério de Assuntos Marítimos e Pesca da Indonésia. "A aeronave voava sobre o oceano em baixa altitude, o que limitava nossa cobertura. Recebemos o último sinal às 04h20 UTC, a cerca de 20 km a nordeste do aeroporto de Makassar", diz a publicação.
O Ministério dos Transportes confirmou que o avião, fabricado em 2000, está sendo procurado. De acordo com o órgão, a Direção Geral de Aviação Civil recebeu neste sábado (17) o primeiro informe sobre a perda de contato com a aeronave, que fazia o voo de Yogyakarta a Makassar.
"Segundo a última atualização cronológica, às 04h23 UTC, o Centro de Serviços de Terminal da Área de Makassar (MATSC) instruiu a aeronave a se aproximar da pista 21 do aeroporto Sultan Hasanuddin, em Makassar", informou o ministério.
Durante a aproximação, os controladores aéreos perceberam que a aeronave não estava na trajetória correta e deram instruções à tripulação para ajustar sua posição. Foram emitidas várias orientações adicionais para que o avião retornasse à rota de pouso adequada, mas a comunicação foi perdida após a última instrução.
Após o incidente, o controle de tráfego aéreo declarou fase de emergência. Informações preliminares indicam que, no momento, as condições meteorológicas incluíam visibilidade de cerca de oito quilômetros e céu parcialmente nublado.