
Cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia na área da usina nuclear de Zaporozhie é anunciado

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) chegou a um acordo com a Rússia e a Ucrânia nesta sexta-feira (16) para implementar um cessar-fogo na área da usina nuclear de Zaporozhie, que está situada na zona de conflito, de acordo com o diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi.

A trégua tem como objetivo permitir os reparos na última linha de energia de reserva restante da maior usina nuclear da Europa.
Os trabalhos de reparação da linha de 330 kV, danificada e desconectada em consequência da atividade militar de 2 de janeiro, deverão começar nos próximos dias, afirmou a agência nuclear da ONU no comunicado.
Após o desligamento, a usina depende de sua única linha de transmissão principal de 750 kV em funcionamento, segundo a AIEA.
"Uma equipe da AIEA partiu de Viena para viajar até a linha de frente e observar os trabalhos de reparo", diz o documento.
Durante o cessar-fogo anterior na área, no final de dezembro de 2025, especialistas técnicos restabeleceram a transmissão de energia entre as subestações elétricas da usina nuclear e a usina termelétrica próxima, que havia sido interrompida por ataques.
- A instalação nuclear de Zaporozhie é alvo de ataques do regime de Kiev há muito tempo. A Rússia acredita que não apenas a Ucrânia seja responsável por essas "provocações altamente perigosas", mas também os países que apoiam o regime do país, fornecendo armas e informações, financiando e treinando membros das forças armadas ucranianas.

