Nos Estados Unidos, o senador republicano Josh Hawley publicou na quarta-feira (14) um vídeo que mostra uma audiência tensa no Senado com a Dra. Nisha Verma, ginecologista obstetra certificada, que não conseguiu responder claramente à pergunta sobre se "os homens podem engravidar", o que provocou uma forte reação nas redes sociais.
A gravação de quase seis minutos começa com o senador perguntando se um homem pode ou não engravidar. O político esperava uma resposta direta de "sim" ou "não", enquanto a doutora tergiversou a resposta explicando sobre a existência de "pessoas com "diferentes identidades".
Por conta da incapacidade da médica de responder à pergunta, Hawley questionou suas competências profissionais e, ao final da discussão, a acusou de ignorar o status especial das mulheres como pessoas que necessitam de assistência especial.
"É também, aliás, a Constituição dos Estados Unidos que oferece proteções únicas às mulheres em diversas circunstâncias", esclareceu.
"E sua recusa em reconhecer as mulheres como mulheres e os homens como homens é profundamente corrosiva para a ciência, para a confiança pública e, sim, para as proteções constitucionais das mulheres como mulheres", afirmou o senador.
*O movimento internacional LGBT é classificado como uma organização extremista no território da Rússia e proibido no país.