Apesar de o regime de cessar-fogo ainda estar em vigor, Israel lançou mais um ataque contra Gaza resultando na morte de pelo menos dez palestinos desde o dia anterior, segundo informou a mídia local nesta sexta-feira (16).
Os ataques atingiram mulheres e crianças: uma mulher faleceu e várias ficaram feridas após as forças israelenses abriram fogo contra as áreas central e ocidental da cidade de Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza.
Além disso, algumas crianças ficaram feridas como resultado do ataque das forças israelenses que atingiu uma residência no campo de refugiados de Al-Nuseirat, na Faixa de Gaza central.
- O cessar-fogo de outubro pôs fim a dois anos de combates que deixaram mais de 70 mil palestinos mortos e o enclave devastado. O plano de paz prevê que, numa segunda fase, o Hamas abandone o poder e entregue as suas armas, Israel reduza a sua presença militar a uma pequena zona de segurança e uma força internacional atue em Gaza para estabilizar o território.
- No entanto, mais de 100 crianças morreram na Faixa de Gaza desde que o acordo de cessar-fogo entrou em vigor. De acordo com dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), todas elas foram mortas pelas Forças Armadas israelenses por meio de ataques com drones ou estilhaços de projéteis.