Notícias

Mãe de um dos filhos de Musk processa Grok por 'mostrá-la nua'

Ashley St. Clair alega que o chatbot do X "alterou fotos reais dela, incluindo imagens de sua infância, para mostrá-la nua e em outros contextos sexuais", de acordo com a imprensa americana.
Mãe de um dos filhos de Musk processa Grok por 'mostrá-la nua'X / @stclairashley

A escritora e influenciadora Ashley St. Clair, mãe de um dos filhos de Elon Musk, processou a empresa de inteligência artificial xAI, propriedade do magnata, por assédio, acusando o chatbot Grok de gerar imagens sexualmente explícitas dela sem seu consentimento, informou nesta sexta-feira (16) a Bloomberg.

De acordo com os relatórios citados pela agência, a ação judicial —apresentada na quinta-feira (15) em Nova York— alega que o chatbot "alterou fotos reais dela, incluindo imagens de sua infância, para mostrá-la nua e em outros contextos sexuais", que se espalharam pela rede social X.

St. Clair afirmou que solicitou, de forma pública e privada, a remoção das imagens, mas a empresa não removeu o conteúdo. "Inicialmente, o Grok prometeu a St. Clair que se absteria de criar mais imagens dela nua. Mas, em vez disso, o réu a retaliou, desmonetizando sua conta no X e gerando uma série adicional de imagens" em situações inadequadas, segundo consta na ação judicial.

Além disso, no documento, a autora acusa a xAI de falhas de projeto e negligência.

Pouco depois da ação judicial, o X apresentou uma ação separada, acusando St. Clair de descumprimento de contrato por não ter protocolado a ação em um tribunal federal do estado do Texas, conforme exigiam os termos de serviço da empresa.