
Tsunami meteorológico que deixou vários feridos na Argentina pode atingir o Brasil?
O meteotsunami que atingiu as praias argentinas de Santa Clara e Mar del Plata na segunda-feira (12), deixando um morto e vários feridos, não representa risco direto ao litoral brasileiro, segundo especialistas. O fenômeno é raro e depende de condições atmosféricas locais para se formar.
Santa Clara del Mar #meteotsunamipic.twitter.com/CvCy0gFrZq
— Claudio Savoia (@claudiosavoia) January 13, 2026
"Esse tipo de evento não viaja milhares de quilômetros mantendo intensidade porque depende da atuação local da frente fria ou do ciclone extratropical que o gerou", explica Micael Amore Cecchini, professor doutor do IAG (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas) da USP, ao portal UOL.
Risco limitado ao Brasil

Meteotsunamis são provocados por variações rápidas de pressão atmosférica e ventos intensos sobre o oceano. No Brasil, podem ocorrer em situações específicas, geralmente durante a passagem de frentes frias intensas ou ciclones extratropicais próximos à costa, especialmente na região Sul, onde a plataforma continental larga e rasa amplifica as ondas.
Entre os casos ocorridos no Brasil estão Jaguaruna (2024), Laguna (2023), Rincão (2020) e Araranguá/Rincão (2016), quando carros foram arrastados e estruturas danificadas.
