O Ministério da Defesa da Rússiainformou nesta sexta-feira (16) que, em uma semana, as Forças Armadas russas realizaram um ataque massivo e seis ataques coordenados contra instalações militares ucranianas, em resposta às agressões terroristas contra alvos no seu território.
O comunicado afirma que as operações atingiram instalações do complexo industrial-militar, bem como instalações de energia, da infraestrutura de transporte e portuária, utilizadas pelas Forças Armadas da Ucrânia. Foram também atacados depósitos de combustível, aeródromos militares, instalações de produção, locais de armazenamento e lançamento de drones de longo alcance, bem como locais de destacamento militar temporário.
O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia, Valery Gerasimov, declarou na quinta-feira (15) que "a implementação dos objetivos da operação militar especial continua".
Durante uma inspeção ao Grupo Central de Forças, Gerasimov observou que a ofensiva russa está avançando em praticamente todas as direções, indicando que, desde o início do ano, as tropas russas conquistaram o controle de mais de 300 quilômetros quadrados de território.