Notícias

Em meio à tensão com EUA, Canadá aposta na China para forjar 'nova ordem mundial'

O primeiro-ministro do país enfatizou que vê maneiras de seu país e a China se tornarem parceiros estratégicos em uma ampla gama de questões.
Em meio à tensão com EUA, Canadá aposta na China para forjar 'nova ordem mundial'AP / Sean Kilpatrick/The Canadian Press

O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, elogiou publicamente as relações com a China durante sua primeira visita a Pequim em oito anos, definindo a cooperação bilateral como um bom ponto de partida para uma "nova ordem mundial", informou na quinta-feira (15) mídia canadense.

Em reunião com o presidente chinês, Xi Jinping, Carney afirmou que vê caminhos para uma parceria estratégica em áreas como energia, agricultura e laços entre os povos. "É uma parceria com uma nova abordagem, maior profundidade e um senso de propósito", declarou. Xi afirmou estar "animado" com o reinício do diálogo, destacando que uma relação estável beneficia a "paz mundial".

QUAIS SÃO AS GUERRAS COMERCIAIS DA ERA TRUMP E SEUS OBJETIVOS? SAIBA MAIS EM NOSSO ARTIGO.

A aproximação ocorre em meio às políticas tarifárias agressivas de Washington. Em outubro, o presidente americano, Donald Trump, aumentou em 10% as tarifas sobre produtos canadenses. Trump também já ironizou publicamente, em mais de uma ocasião, expressando seu desejo de anexar o Canadá como um novo estado dos EUA, o que foi firmemente rejeitado pelo governo canadense.