Notícias

Personalidades pedem que Lula rompa relações com Israel

Em carta aberta, diversos artistas, escritores e intelectuais, incluindo membros da comunidade judaica, assinaram o pedido "para que se encerre essa carnificina insuportável".
Personalidades pedem que Lula rompa relações com IsraelLegion-media.ru

Um grupo de artistas, intelectuais, escritores, advogados, incluindo membros da comunidade judaica, escreveu uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) solicitando que ele rompa relações com Israel, conforme divulgado pela mídia brasileira nesta quinta-feira.

Eles argumentam que o Brasil, liderado por alguém de sua influência, poderia ajudar a acabar com a "devastadora violência perpetrada por Israel na Faixa de Gaza".

Segundo o conteúdo da carta, embora o Brasil tenha proposto um cessar-fogo e defendido a solução de dois Estados, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, continua realizando ataques considerados "desumanos e cruéis contra civis", exigindo uma ação mais efetiva, "além de gestos e propostas diplomáticas" por parte do mundo.

No texto, o grupo afirma que os ataques de Israel realizados recentemente a um acampamento de palestinos desabrigados em Rafah, no sul de Gaza, "com dezenas de inocentes assassinados, demonstram claramente o inaceitável desprezo à ética humanitária".

A carta é assinada por artistas como Chico Buarque, Wagner Moura, Gilberto Gil e Emicida, escritores como Raduan Nasser e Jessé Souza, e políticos como José Dirceu e Eugênio Aragão. Personalidades de ascendência judaica que também apoiam o manifesto incluem Anita Leocádia, o professor Bruno Huberman, e o jornalista Breno Altman.