O presidente dos EUA, Donald Trump, confirmou na quinta-feira (15) que a líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, lhe entregou o Prêmio Nobel da Paz durante uma reunião privada na Casa Branca.
"Foi uma grande honra conhecer hoje María Corina Machado, da Venezuela. Ela é uma mulher maravilhosa que passou por tantas dificuldades. María me presenteou com seu Prêmio Nobel da Paz pelo trabalho que realizei. Um gesto magnífico de respeito mútuo. Obrigado, María!", escreveu Trump no Truth Social.
A Fox News noticiou anteriormente que eles realizaram um almoço privado na Casa Branca na quinta-feira.
Após o encontro com Trump, Machado disse a repórteres que a aguardavam do lado de fora da residência presidencial em Washington que entregou "ao presidente dos Estados Unidos a medalha do Prêmio Nobel da Paz".
Trump reivindicou repetidamente o mérito da premiação, alegando que foi ele quem encerrou diversas guerras no ano passado. Machado, por sua vez, dedicou o prêmio ao político republicano e chegou a expressar sua disposição em entregá-lo a ele pessoalmente.
No início de janeiro, a Fundação Nobel esclareceu em um comunicado que o prêmio é irrevogável e intransferível, não podendo ser cedido a terceiros.
Quém é María Corina Machado, opositora de Maduro que venceu o Prêmio Nobel da Paz? Conheça em nosso artigo.