O Comitê Nobel se pronunciou sobre o gesto da opositora venezuelana María Corina Machado, que afirmou ter entregado a medalha do Prêmio Nobel da Paz ao presidente dos EUA, Donald Trump, na quinta-feira (15).
A instituição havia ressaltado na sexta-feira passada (9) que, embora a medalha possa mudar de proprietário, o título de laureado não é transferível. O Comitê destacou em sua nova publicação nas redes sociais que há casos históricos em que a medalha foi repassada a outras pessoas após a concessão do prêmio, como em leilões.
"Mas há uma verdade que permanece. Conforme declarado pelo Comitê Nobel norueguês: 'Uma vez anunciado, um Prêmio Nobel não pode ser revogado, compartilhado ou transferido a terceiros. A decisão é definitiva e válida para sempre'", escreve a publicação.
Entrega a Trump
O lembrete do Comitê foi divulgado após María Corina Machado declarar em Washington que havia entregado ao presidente dos EUA a medalha do Prêmio Nobel da Paz. A entrega ocorreu durante seu encontro na Casa Branca na quinta-feira (15), fechado à imprensa, onde compartilharam um almoço privado. O secretário de Estado, Marco Rubio, também estava presente.
"Foi uma grande honra conhecer hoje María Corina Machado, da Venezuela. Ela é uma mulher maravilhosa que passou por tantas dificuldades. María me presenteou com seu Prêmio Nobel da Paz pelo trabalho que realizei. Um gesto magnífico de respeito mútuo. Obrigado, María!", escreveu Trump no Truth Social.