
Apagão de grandes proporções atinge região metropolitana de Buenos Aires

Uma enorme queda de energia foi relatada nesta quinta-feira (15), na região metropolitana de Buenos Aires, capital da Argentina, em meio a uma onda de calor.
O apagão ocorreu por volta das 15h (horário local), segundo o portal Minuto Uno. O incidente afetou milhares de pessoas na Cidade Autônoma de Buenos Aires e nos subúrbios do norte da Grande Buenos Aires, que fazem parte da província da capital argentina.
De acordo com a mídia local, alguns dos bairros afetados são Palermo, Belgrano, Recoleta, Colegiales, Villa Devoto, Villa Pueyrredón, Chacarita, Caballito, Saavedra, Villa Ortuzar e Villa Urquiza.
O apagão ocorreu durante um pico de demanda de energia, enquanto a temperatura ultrapassava os 35°C na cidade, de acordo com informações da emissora TN .
O que aconteceu?
Segundo fontes da Secretaria de Energia que falaram à TN, as quatro linhas de 220 kV Morón - Rodríguez, pertencentes à distribuidora de energia Edenor, ficaram fora de serviço, resultando em uma perda de aproximadamente 3000 MW.

O apagão afetou, segundo relatos, pelo menos 123 mil pessoas.
Este novo apagão em massa ocorre apenas duas semanas após outro incidente. Na noite de 30 de dezembro e na madrugada do dia 31, milhares de pessoas ficaram sem energia elétrica na Região Metropolitana de Buenos Aires.
Em seguida, a empresa de distribuição de energia elétrica Edesur informou que foi detectada uma falha na subestação de Bosques, que causou um impacto em diversas subestações da capital federal e arredores.
