Rússia considera tarifa de Trump contra parceiros comerciais do Irã como 'unilateral' e 'ilegítima'

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, afirmou que a medida da Casa Branca é "uma violação flagrante do direito internacional".

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, ao comentar a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas de 25% aos países que fazem negócios com o Irã, enfatizou nesta quinta-feira (15) que Moscou "não reconhece sanções unilaterais ilegítimas contra Estados soberanos, porque as considera uma violação flagrante do direito internacional".

"Já dissemos isso repetidamente e continuamos a manter essa posição. A cooperação comercial e econômica russo-iraniana é mutuamente benéfica e não está sujeita à pressão de sanções externas", afirmou Zakharova durante uma coletiva de imprensa.

Em 12 de janeiro, Trump anunciou que "qualquer país que faça negócios com a República Islâmica do Irã pagará uma tarifa de 25% sobre todas as transações comerciais" com os Estados Unidos. A ordem é definitiva e entra em vigor imediatamente, disse ele, devido aos violentos protestos que abalaram a nação persa.