O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou nesta quinta-feira (15) que a cooperação entre a Rússia e o Brasil "se desenvolve de maneira constante" e se enriquece com novos projetos "mutuamente benéficos".
Putin enfatizou a natureza estratégica das relações entre os dois países, destacando a proximidade das visões de mundo e seus país na formação do sistema internacional.
"Estou certo de que o embaixador do Brasil concordará que nossos dois Estados, que estão entre os fundadores dos BRICS, são aliados constantes e afins no que diz respeito à formação de uma ordem mundial verdadeiramente justa e multipolar", afirmou.
O presidente também informou sobre a recente conversa telefônica com o presidente brasileiro: "Como se sabe, ontem mesmo conversei por telefone com o presidente Lula da Silva. Esse diálogo confirmou nossa visão comum sobre os processos globais e regionais. Também confirmou que, em muitos aspectos, nossas posições coincidem ou são muito próximas", afirmou.
Relembre
Durante a conversa, os dois presidentes discutiram assuntos internacionais. Ambos manifestaram preocupação com o cenário na Venezuela e reiteraram a importância de que a América do Sul e o Caribe permaneçam como "zonas de paz".
Lula e Putin defenderam ainda o papel dos países do BRICS no fortalecimento das instituições de governança global, com destaque para as Nações Unidas e o Conselho de Segurança.