O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou nesta quinta-feira (15) no Kremlin, durante uma recepção de cartas credenciais de dezenas de embaixadores estrangeiros, que Moscou se solidariza com Cuba pela determinação da ilha caribenha em defender sua soberania e independência.
"Gostaria de destacar que a Rússia e a República de Cuba mantêm relações verdadeiramente sólidas e amigáveis. Sempre oferecemos e continuamos oferecendo assistência aos nossos amigos cubanos", destacou o presidente russo.
Nesse contexto, ele lembrou que a aliança entre Moscou e Havana remonta de muito tempo e se baseia na "sinceridade mútua dos povos de ambos os países".
- Após a agressão militar dos EUA contra a Venezuela que culminou no sequestro do presidente Nicolás Maduro, o governo de Donald Trump intensificou as ameaças contra Cuba e o México.
- Trump afirmou que "invadir e destruir" Cuba poderia ser a única opção restante para forçar uma mudança.
- As ameaças de Trump ocorrem em meio ao bloqueio econômico e comercial que os EUA mantêm sobre Cuba há mais de seis décadas. O embargo, que afeta gravemente a economia do país, foi ainda reforçado com várias medidas coercivas e unilaterais por parte da Casa Branca.
- Atualmente, praticamente todos os países do mundo condenam o bloqueio. Da mesma forma, a Assembleia Geral da ONU também se pronunciou em dezenas de ocasiões contra tais políticas.