Notícias

Putin afirma que o cenário internacional está se tornando cada vez mais crítico

"Não é à toa que se diz que a paz não chega por si só. É preciso construí-la", destacou o presidente russo.
Putin afirma que o cenário internacional está se tornando cada vez mais críticoGettyimages.ru / Anadolu / Contributor

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou nesta quinta-feira (15)que a situação no cenário internacional continua se deteriorando, algo que, segundo ele, ninguém pode negar.

"Não é à toa que se diz que a paz não chega por si só. É preciso construí-la, e é preciso fazer isso todos os dias", afirmou o presidente russo durante a cerimônia de apresentação de credenciais a embaixadores estrangeiros, acrescentando que isso requer "esforço, responsabilidade e decisões conscientes": "A relevância disso é evidente, especialmente agora, quando a situação na arena internacional se degrada cada vez mais. Acredito que ninguém vai contestar isso", enfatizou.

Nesse sentido, Putin indicou que, enquanto os antigos conflitos se agravam, surgem novos e graves focos de tensão. "Ao mesmo tempo, a diplomacia, a busca de consenso e as soluções de compromisso estão sendo cada vez mais frequentemente substituídas por ações unilaterais e, além disso, muito perigosas", afirmou.

O presidente russo denunciou que, em vez do diálogo entre os Estados, ouve-se o "monólogo" desses atores que, pelo direito da força, "consideram aceitável ditar sua vontade, dar lições, viver e dar ordens": "Dezenas de países do mundo sofrem com a falta de respeito aos seus direitos soberanos, o caos e a anarquia, e não têm força nem recursos para se defender", afirmou.

Segundo o chefe de Estado russo, uma saída "razoável" para esta situação passaria por exigir com mais insistência o cumprimento do direito internacional por parte de todos os atores, bem como abrir o caminho para uma nova ordem mundial multipolar mais justa. Em particular, ele destacou que, nessa nova ordem, "todos os Estados teriam direito ao seu próprio modelo de crescimento, a determinar seu destino de forma independente, sem influências externas, preservando sua cultura e tradições autóctones".

"Quero salientar que a Rússia está sinceramente comprometida com os ideais de um mundo multipolar. Nosso país sempre seguiu e continuará seguindo uma política externa equilibrada e construtiva, que leva em consideração tanto nossos interesses nacionais quanto as tendências objetivas do desenvolvimento mundial com todos os parceiros interessados na cooperação", enfatizou Putin.

O presidente russo também ressaltou que a Rússia está determinada a manter relações verdadeiramente abertas e mutuamente benéficas, bem como a aprofundar os laços nas áreas política, econômica e humanitária, enfrentando conjuntamente com seus aliados os desafios e as ameaças comuns.