
Kremlin concorda com Trump e afirma que Zelensky atrasa a resolução do conflito

O Kremlinconfirmou nesta quinta-feira (15) a declaração do presidente dos EUA, Donald Trump, de que Vladimir Zelensky está retardando o processo de paz para o conflito ucraniano.
"Podemos concordar com isso. É exatamente assim", afirmou o porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov. Ele também ressaltou que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o lado russo seguem abertos ao diálogo.

Segundo Peskov, a posição da Rússia é coerente e bem conhecida pelos negociadores americanos e pelo presidente Donald Trump, assim como por Kiev e pela liderança do regime ucraniano. Retardando a solução diplomática para o conflito, o porta-voz enfatizou que a posição de Kiev piora a cada dia, conforme a Rússia segue na iniciativa estratégica da linha de frente.
"O espaço para que o regime de Kiev tome decisões está se reduzindo. Já no ano passado dissemos que havia chegado o momento de Zelensky assumir a responsabilidade e tomar a decisão adequada. Até agora, Kiev não fez nada", declarou.
- Trump afirmou nesta quinta-feira (15) que "a Ucrânia está menos disposta a chegar a um acordo" que o presidente russo, Vladimir Putin. Quando questionado sobre por que as negociações ainda não resolveram o conflito, Trump respondeu diretamente: "Zelensky".
