
Lula vai se encontrar com Von der Leyen para tratar da implementação do acordo Mercosul-UE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá nesta sexta-feira (16), no Rio de Janeiro, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, António Costa, para discutir a implementação do acordo entre Mercosul e União Europeia, segundo o site oficial do Palácio do Planalto.

O encontro acontecerá no Palácio do Itamaraty e antecede a assinatura oficial do acordo, marcada para sábado (17) em Assunção, no Paraguai, onde estarão presentes os líderes sul-americanos e Von der Leyen.
O acordo, que agora precisa ser aplicado pelos países membros, foi aprovado pelo Conselho Europeu em 9 de janeiro. Do total de 27 países do bloco, apenas França, Polônia, Hungria, Irlanda e Áustria se posicionaram contra, enquanto a Bélgica se absteve. A Itália, considerada peça-chave nas negociações, decidiu apoiar o tratado após reuniões em Bruxelas na última quarta-feira (7).
A visita de Von der Leyen e Costa ao Brasil faz parte de uma viagem que seguirá para o Paraguai, onde ocorrerá a assinatura do acordo comercial.
- O Conselho da UE aprovou o acordo de livre comércio com o bloco por 21 votos a favor e cinco contra em meio a protestos de produtores agrícolas da Europa.
