Notícias

Enviado de Putin: 'Está claro para Trump que Zelensky está sabotando e prejudicando a paz'

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também apontou a Ucrânia como o principal obstáculo para um acordo de paz no conflito com a Rússia.
Enviado de Putin: 'Está claro para Trump que Zelensky está sabotando e prejudicando a paz'Gettyimages.ru / Photo by Joe Raedle/Getty Images

O presidente dos EUA, Donald Trump, deixou claro que é o líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, quem está obstruindo a resolução do conflito ucraniano e atrasando a paz. A declaração foi feita nesta quinta-feira (15) por Kirill Dmitriev, representante especial do presidente russo e CEO do Fundo Russo de Investimento Direto.

No mesmo dia, em entrevista à Reuters, Trump afirmou que o presidente russo, Vladimir Putin, está "pronto para um acordo". "Acho que a Ucrânia está menos pronta para um acordo", acrescentou.

Questionado sobre por que as negociações ainda não resolveram o conflito, Trump respondeu: "Zelensky".

"Verdade e importante. O presidente Trump deixou claro que Zelensky está sabotando e atrasando a paz", escreveu Dmitriev no X.

Eliminação das causas fundamentais do conflito

Moscou tem insistido repetidamente que está aberta ao diálogo para a resolução do conflito ucraniano. O presidente russo, Vladimir Putin, tem afirmado que, em primeiro lugar, é necessário garantir a segurança da Rússia a longo prazo. Esta questão é especialmente importante no contexto das causas profundas do conflito, nomeadamente a expansão da OTAN, que Moscou considera uma ameaça, e a violação dos direitos da população de língua russa na Ucrânia, que o Kremlin insiste em proteger.

proposta de Moscou prevê que Kiev retire completamente suas tropas das Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk e das províncias de Zaporozhie e Kherson (incorporadas à Rússia após consultas populares em 2022) e reconheça esses territórios, bem como a Crimeia e Sebastopol, como parte da Federação Russa. Além disso, devem ser garantidas a neutralidade e a não alinhamento, bem como a desnuclearização, desmilitarização e desnazificação da Ucrânia.