
Chefe do Estado-Maior russo inspeciona atuação de tropas na zona da operação especial

O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia, Valery Gerasimov, inspecionou a atuação dos militares do agrupamento de tropas Centro na zona da operação especial, informou nesta quinta-feira (15) o Ministério da Defesa da Rússia.
"O cumprimento das tarefas da operação militar especial continua. A ofensiva das unidades do agrupamento de forças segue praticamente em todas as direções. Oito localidades foram libertadas e mais de 300 quilômetros quadrados de território passaram ao nosso controle", afirmou Gerasimov.
🇷🇺 Chefe do Estado-Maior russo inspeciona atuação de tropas na zona da operação especialA Rússia conduz uma ofensiva em quase todas as direções da operação especial, afirmou Valery Gerasimov, chefe do Estado-Maior das Forças Armadas do país. 🔗https://t.co/6qJIBv3YXNpic.twitter.com/JfdmlBAcCm
— RT Brasil (@rtnoticias_br) January 15, 2026
Segundo o alto oficial russo, o agrupamento de tropas Norte continua ampliando a zona de segurança ao longo das áreas de fronteira das províncias ucranianas de Sumy e Kharkov. Os combates seguem em andamento para destruir unidades das Forças Armadas da Ucrânia na cidade de Konstantinovka.
Na direção de Kupiansk, as tropas do agrupamento Oeste continuam eliminando unidades ucranianas cercadas na margem leste do rio Oskol.
Após a libertação de Kupiansk, em novembro passado, "o inimigo fez várias tentativas de simular sua presença na cidade", incluindo a tentativa de colocar bandeiras ucranianas em prédios administrativos com o uso de drones, mas "essas ações foram impedidas", afirmou o chefe do Estado-Maior russo.

Além disso, as forças russas avançam ativamente na direção de Krasno-Liman. O agrupamento de tropas Leste, após concluir a libertação da cidade de Guliaipole e cruzar o rio Gacha, segue com a ofensiva na província de Zaporozhie, nas áreas onde ainda há presença de forças de Kiev, e, ao mesmo tempo, amplia a zona de segurança na província de Dnepropetrovsk. O agrupamento de tropas Sul avança ativamente para o oeste, em direção a Slaviansk.
Por fim, Gerasimov afirmou que os combates mais intensos se concentram na área de responsabilidade do agrupamento Centro. Segundo ele, após eliminar forças inimigas cercadas e libertar as cidades de Krasnoarmeisk e Dmitriv, as tropas russas seguem avançando e dando continuidade à libertação do território da República Popular de Donetsk.
"O comando das Forças Armadas da Ucrânia tenta deter nossa ofensiva por todos os meios, sem se importar com as baixas", denunciou.
"No entanto, graças à coragem e ao heroísmo dos soldados e oficiais russos, ao trabalho minucioso e coordenado do Estado-Maior e à liderança firme dos comandantes sobre as unidades subordinadas e formações militares, esses planos do inimigo foram frustrados", concluiu.

