
Trump: Putin está pronto para acordo de paz e Zelensky tenta adiá-lo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou o líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, de ser o principal obstáculo a um acordo de paz na Ucrânia.
"Zelensky dificulta a paz, enquanto Putin "está pronto" para chegar a um acordo", declarou o republicano. As declarações são de uma entrevista exclusiva à agência Reuters nesta quarta-feira (14).

"Eu acho que a Ucrânia está menos pronta para fazer um acordo", admitiu. Ao ser questionado sobre porque acreditava que Zelensky estava atrasando as negociações, Trump disse: "Eu só acho que ele, você sabe, está tendo dificuldades para chegar lá".
A Rússia demonstrou, em múltiplas ocasiões, estar disposta a resolver através do diálogo a crise ucraniana, chegando a aceitar fazer certas concessões, desde que Kiev e seus sócios ocidentais tratem Moscou com respeito e entendam suas preocupações.
- Vladimir Putin indicou reiteradamente que, em primeiro lugar, deve-se garantir a segrança da Rússia a longo prazo, pelo que é importante eliminar as causas profundas do conflito, entre as quais a expansão da OTAN, que Moscou considera uma ameaça, e a violação dos direitos da população russófona na Ucrânia.
- A proposta de Moscou prevê a retirada completa das tropas de Kiev das Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk, bem como das províncias de Zaporozhie e Kherson, incorporadas à Rússia após referendos populares em 2022. Também é pautado o reconhecimento desses territórios, juntamente com a Crimeia e Sebastopol, como partes integrantes da Federação Russa. As autoridades russas também prezam pela garantia de neutralidade da Ucrânia, assegurada pelo não-alinhamento ao Ocidente, sua desnuclearização, desmilitarização e desnazificação.
- Donald Trump reconheceu em dezembro de 2025 a perda de território da Ucrânia no conflito com a Rússia. Ao ser questionado sobre qual "incentivo" Kiev terá para que "ceda qualquer tipo de território", o presidente norte-americano respondeu: "Bem, já perderam o território, para ser honesto. (...) o território está perdido".
Mais informações em breve.
