França, Alemanha, Suécia e Noruega se juntam em missão militar europeia na Groenlândia

Países enviarão militares para operação conjunta após repetidas ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de tomar o controle da ilha. O território faz parte da Dinamarca e é protegido pela OTAN.

A França enviará militares à Groenlândia para participar de uma missão europeia conjunta, segundo informações divulgadas pelo portal Euro News, que cita fontes do Exército francês. Até o momento, não há detalhes oficiais sobre o tamanho do contingente.

A decisão francesa ocorre após a Alemanha e a Suécia anunciarem o envio de pequenos grupos de militares à ilha. De acordo com o Ministério da Defesa alemão, citado pela imprensa, a operação é classificada como uma missão de "exploração" e acontece entre os dias 15 e 17 de janeiro.

Segundo Berlim, o objetivo é avaliar as condições para uma contribuição militar que apoie a Dinamarca na garantia da segurança regional, com foco em capacidades de vigilância marítima.

A Alemanha enviará a Nuuk uma unidade de reconhecimento, que atuará no terreno junto a representantes de outros Estados europeus participantes.

A Suécia e a Noruega já haviam informado anteriormente que também deslocariam alguns efetivos militares para a Groenlândia, no âmbito da iniciativa europeia conjunta.

Trump deseja tomar a Groenlândia?

Confira tudo o que você precisa saber sobre a Groenlândia e sua importância para os Estados Unidos neste artigo.