Chanceler da Dinamarca diz que ideias dos Estados Unidos sobre a Groenlândia são 'inaceitáveis'

Fala de Lars Lokke Rasmussen acontece após uma reunião sobre o assunto na Casa Branca. Segundo ele, a Dinamarca e Washington continuam em "desacordo".

As posições da Groenlândia e da Dinamarca continuam a divergir da visão dos Estados Unidos sobre a autonomia dinamarquesa, afirmou nesta quarta-feira (14) o ministro das Relações Exteriores da Dinamarca, Lars Lokke Rasmussen, após uma reunião na Casa Branca.

"Ideias que não respeitam a integridade territorial do Reino da Dinamarca e o direito à autodeterminação do povo da Groenlândia são, obviamente, totalmente inaceitáveis. Portanto, continuamos a ter uma discordância fundamental, mas também concordamos que discordamos", disse o chanceler em uma coletiva de imprensa.

O ministro garantiu que, apesar da discordância, as negociações continuarão e um grupo de trabalho será formado para tratar do assunto.

"As conversas se concentraram em como garantir a segurança a longo prazo na Groenlândia, e devo dizer que nossas perspectivas sobre isso continuam diferentes. O presidente [Trump] deixou sua opinião clara, e nós temos uma posição diferente", comentou Rasmussen.

"Nós, do Reino da Dinamarca, continuamos a acreditar que a segurança a longo prazo da Groenlândia também pode ser garantida dentro da estrutura atual", disse ele.

Trump deseja tomar a Groenlândia?

Confira tudo o que você precisa saber sobre a Groenlândia e sua importância para os Estados Unidos neste artigo.