Notícias

EUA planejam usar satélites comerciais para fins militares

Um dos incentivos para o programa foi a suposta recusa de Elon Musk em usar os satélites Starlink contra as Forças russas.
EUA planejam usar satélites comerciais para fins militaresAP / John Raoux

O Pentágono está lançando um programa de reserva espacial civil que permitirá que as Forças Armadas dos EUA usem satélites de empresas privadas para fins militares, informa a revista especializada Defense One.

O programa garantirá que a Força Espacial dos EUA possa contar com sistemas espaciais de fornecedores comerciais em "todo o espectro de conflitos", declarou ao veículo o coronel Richard Kniseley, diretor do Escritório Comercial da organização militar.

De acordo com a reportagem, o que impulsionou a iniciativa foi a suposta recusa do chefe da SpaceX, Elon Musk, em 2022, de comprometer os satélites Starlink com ataques contra as tropas russas, quando decidiu que não queria que sua empresa participasse. 

De acordo com Kniseley, o projeto pretende fazer com que as empresas se juntem voluntariamente à reserva espacial e priorizem seus satélites para o Pentágono.

Assim, a qualquer momento, o Departamento de Defesa dos EUA poderia dizer às empresas que parassem de fornecer seus serviços a outros clientes, porque algumas delas vendem seus serviços no exterior, possivelmente para um adversário. O funcionário disse que espera que o primeiro desses contratos seja concedido até o final do ano.