Putin conversa com Lula por telefone sobre Venezuela

Os presidentes concordaram em destacar a importância de garantir a soberania e os interesses nacionais do país sul-americano.

Os presidentes da Rússia e do Brasil, Vladimir Putin e Luiz Inácio Lula da Silva, conversaram por telefone nesta quarta-feira (14) sobre a situação da Venezuela, que foi palco de uma intervenção das forças dos EUA.

Em 3 de janeiro, o país sul-americano sofreu uma agressão militar americana de larga escala que resultou na captura do presidente Nicolás Maduro.

Em conversa, os presidentes concordaram em destacar a importância de garantir a soberania e os interesses nacionais da Venezuela.

Os dois também acordaram "continuar a coordenar esforços" através das Nações Unidas e dos BRICS, com o objetivo de "desescalar a situação na América Latina e em outras regiões do mundo".

Lula havia condenado a agressão norte-americana, o sequestro de Maduro e a sua transferência para os EUA para ser julgado por narcotráfico, classificando a ação como uma "flagrante violação do direito internacional" que estabelece "um precedente extremamente perigoso" para o mundo.

Agressão contra a Venezuela e sequestro de Maduro