Notícias

Irã alerta seus vizinhos de que poderá atacar bases americanas em caso de agressão dos EUA

Segundo fonte iraniana, países como Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos foram alertados de que instalações militares americanas em seu território poderão ser alvos de retaliação caso Washington ataque o Irã.
Irã alerta seus vizinhos de que poderá atacar bases americanas em caso de agressão dos EUAU.S. Department of State from United States

O Irã advertiu os países do Oriente Médio que abrigam bases militares americanas que estas poderão ser atacadas em retaliação caso os Estados Unidos lancem qualquer agressão contra a República Islâmica, informou nesta quarta-feira (14) a Reuters, citando um alto oficial iraniano em condição de anonimato.

A fonte afirmou que a mensagem foi enviada a países como Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Turquia. Segundo o oficial, Teerã pediu aos aliados regionais dos EUA para que "impeçam o ataque de Washington ao Irã". 

A fonte também observou que os contatos diretos entre o ministro das Relações Exteriores iraniano, Seyed Abbas Araghchi, e o enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, foram suspensos, refletindo o aumento das tensões.

As declarações vêm na esteira das ameaças do presidente dos EUA, Donald Trump, de intervir militarmente no país persa caso houvesse mortes de manifestantes nos protestos antigovernamentais que eclodiram no final de dezembro.

  • Os protestos contra o governo iraniano estouraram no final de 2025 depois que comerciantes da capital Teerã fecharam seus negócios em protesto contra a desvalorização do rial, a moeda do país, que caiu para mínimos históricos em relação ao dólar americano, informam os meios de comunicação locais.

Irã vive onda de protestos em meio à incitação ao caos vinda do exterior: o que se sabe?