Métodos desleais dos EUA são sinal de declínio, declara Lavrov

O chanceler russo reafirmou a posição de seu país diante das medidas agressivas dos Estados Unidos para interferir com países soberanos, ressalvando sua abertura ao diálogo com os americanos.

Os métodos utilizados pelos Estados Unidos no cenário global refletem uma deterioração de sua posição competitiva, afirmou o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, nesta quarta-feira (14).

"Quando um país tão poderoso como os Estados Unidos emprega métodos tão desleais, métodos de concorrência desleal, isso apenas comprova o declínio constante de sua posição competitiva", declarou o chanceler.

Lavrov ainda enfatizou o descabimento do uso indiscriminado de sanções extraterritoriais como forma de exercer influência no sistema internacional. "Isso não pode continuar por muito tempo. Levará a uma crise ainda mais grave nas relações econômicas e políticas internacionais", acrescentou.

Entretanto, o ministro ressalvou que Moscou está pronta para continuar o diálogo com Washington. "Falamos abertamente sobre isso, discutindo abertamente a necessidade de estabelecer alguma ordem básica nos métodos utilizados no cenário internacional", concluiu Lavrov.