
Zakharova: Esbravejando contra o Irã, a UE distrai sua população das ameaças dos EUA à Groenlândia

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, declarou nesta quarta-feira (14) em uma entrevista exclusiva à Rádio Sputnik que os representantes da União Europeia (UE) fariam melhor em se concentrar na situação da Groenlândia em vez do Irã.
"A situação no Irã tornou-se um pretexto conveniente para que os representantes da UE distraiam seus cidadãos do fato de que sua ilha está sendo tomada deles, e sem um referendo. Não por meio de uma votação popular, mas simplesmente porque receberam ordens para isso", continuou a porta-voz.
Confira tudo o que você precisa saber sobre a Groenlândia e sua importância para os Estados Unidos neste artigo.

Zakharova se refere aos objetivos declarados nos últimos meses pelo presidente americano, Donald Trump, que se afirma determinado a tornar a Groenlândia parte dos EUA "de um jeito ou de outro". Ele argumenta que navios de diversas nações navegam perto da costa norte dos EUA, justificando que o país necessita da ilha para sua defesa nacional.
A esse respeito, a porta-voz russa observou que os representantes da União Europeia deveriam agora concentrar seus esforços na questão das ilhas do Ártico.
"Toda essa história, com o simbolismo dos protestos no Irã, enquanto seus canais estão repletos de informações sobre a situação, imagens de Teerã ou de outras partes do Irã, está sendo usada para evitar responder à principal pergunta que deveria preocupá-los neste momento", disse ela, sugerindo que a UE "não tem nada a explicar" aos seus cidadãos acerca da ameaça territorial americana.
"Ou talvez estejam com medo de responder", completou.
Irã vive onda de protestos em meio à incitação ao caos vinda do exterior: o que se sabe?
