Notícias

Rússia frustra atentado terrorista da inteligência de Kiev em São Petersburgo

Uma nativa russa treinada pelos serviços de inteligência ucranianos foi orientada a cometer assassinato, usando uma arma de fogo e um dispositivo explosivo.
Rússia frustra atentado terrorista da inteligência de Kiev em São PetersburgoSputnik

O Serviço Federal de Segurança (FSB, na sigla em russo) da Rússia frustrou um ato de sabotagem e terrorismo que estava sendo preparado pelo Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) na cidade de São Petersburgo, informou o FSB em nota nesta quarta-feira (14).

Os agentes prenderam uma cidadã russa, nascida em 1966, recrutada pelos serviços secretos ucranianos enquanto residia na Ucrânia. O FSB informou que a mulher "recebeu treinamento em atividades de caráter terrorista e sabotagem" sob a direção de seus coordenadores ucranianos.

"Ao chegar à Rússia de um outro país, a mulher tentou retirar de um esconderijo na província de Smolensk armas de fogo e um dispositivo explosivo improvisado (doravante denominado DEI), que deveria usar para assassinar um funcionário de uma das empresas do complexo industrial de defesa na província de Leningrado", diz o comunicado.

Agentes do FSB apreenderam com ela uma pistola Makarov, um artefato explosivo improvisado baseado em um detonador plástico de fabricação estrangeira, para além de dispositivos de comunicação que continham correspondências com seus coordenadores estrangeiros.

As autoridades russas abriram um processo criminal contra a suspeita por tentativa de aquisição de explosivos ou artefatos explosivos. Estão sendo tomadas medidas para qualificar suas ações sob os crimes de preparação de um atentado terrorista e alta traição.