Notícias

EUA boicotarão sessão da ONU em memória do falecido presidente iraniano

A cerimônia de homenagem a Ebrahim Raisi está marcada para quinta-feira.
EUA boicotarão sessão da ONU em memória do falecido presidente iranianoAP / Seth Wenig

Os Estados Unidos boicotarão a cerimônia da Assembleia Geral da ONU marcada para quinta-feira em homenagem à memória do falecido presidente iraniano Ebrahim Raisi, informou a Reuters, citando um funcionário norte-americano.

"Não compareceremos a esse evento de forma alguma", disse o interlocutor da agência, acrescentando que "as Nações Unidas deveriam estar com o povo do Irã, não comemorando seu opressor de décadas".

Tradicionalmente, a Assembleia Geral da ONU se reúne para prestar homenagem a qualquer chefe de Estado que estava no cargo no momento de sua morte. A cerimônia de quinta-feira incluirá discursos sobre Raisi.

Washington expressou suas condolências oficiais pela morte do presidente iraniano, Ebrahim Raisi, seu ministro das Relações Exteriores, Hossein Amirabdollahian, e outros membros de sua delegação em um acidente de helicóptero em 20 de maio.

"Enquanto o Irã elege um novo presidente, reafirmamos nosso apoio ao povo iraniano e sua luta pelos direitos humanos e liberdades fundamentais", afirmou o Departamento de Estado em um comunicado.