
EUA autorizam Nvidia a vender chips de IA para China

O Departamento de Comércio dos Estados Unidos autorizou a empresa de tecnologia Nvidia a exportar, com algumas restrições, seus chips de inteligência artificial (IA) H200 para a China, segundo uma regulamentação divulgada na terça-feira (13).

De acordo com o documento, os chips deverão ser submetidos a testes em um laboratório independente, para confirmar suas capacidades técnicas, antes de serem exportados para o gigante asiático. As remessas também não poderão exceder 50% do volume total de microchips vendidos a clientes norte-americanos.
A norma também exige que a Nvidia certifique que há disponibilidade suficiente de H200 nos EUA, enquanto os compradores chineses deverão demonstrar que possuem "procedimentos de segurança suficientes", bem como garantir que os produtos não serão utilizados para fins militares.
A medida marca uma mudança significativa em relação às políticas implementadas desde 2022 pelo país, que visam impedir que Pequim e as Forças Armadas chinesas tivessem acesso às tecnologias americanas de ponta.
