Notícias

Canadá pede que seus cidadãos deixem o Irã em meio a ameaças de Trump

O aviso ocorre após a escalada de manifestações violentas e às declarações do presidente americano estimulando protestos e sugerindo apoio externo; Teerã reage e acusa ingerência estrangeira.
Canadá pede que seus cidadãos deixem o Irã em meio a ameaças de TrumpLegion-media.ru / Daniren

Nesta terça-feira (13), o governo do Canadá orientou seus cidadãos a deixarem o território do Irã, em meio às ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de promover um novo ataque ao país, diante de uma onda de protestos violentos que se intensificou desde o fim de dezembro.

"É possível cruzar por terra através da Armênia e da Turquia. Os titulares de passaportes canadenses não precisam de visto para entrar em nenhum dos dois países", diz a mensagem.

Também nesta terça, Trump incentivou os manifestantes iranianos a prosseguirem com os atos e afirmou que eles receberiam algum tipo de apoio. "Patriotas iranianos, continuem protestando! Tomem suas instituições!", escreveu o presidente em sua conta na Truth Social.

Ele ainda pediu que os manifestantes "lembrem os nomes dos assassinos e abusadores", que, segundo ele, "pagarão um preço alto".

Teerã, por sua vez, acusou os Estados Unidos e Israel de explorarem os protestos como parte de uma "guerra suave" e advertiu que não aceitará interferências nos assuntos internos da República Islâmica.