Notícias

PF realiza nova fase da Operação Overclean e mira deputado federal

O parlamentar Félix Mendonça Júnior (PDT) está entre os alvos da ação que investiga corrupção e lavagem de dinheiro.
PF realiza nova fase da Operação Overclean e mira deputado federalRafa Neddermeyer/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF), em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Receita Federal, deflagrou nesta terça-feira (13) a nona fase da Operação Overclean, divulgou a Agência Brasil.

Entre os alvos da operação está o deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT-BA).

A ação tem como foco o combate a um esquema suspeito de desvio de recursos públicos oriundos de emendas parlamentares, além de apurações por corrupção e lavagem de dinheiro.

A PF cumpre nove mandados de busca e apreensão autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na Bahia e no Distrito Federal.

"O STF determinou o bloqueio de R$ 24 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas investigadas, com o objetivo de interromper a movimentação de valores de origem ilícita e preservar ativos para eventual reparação aos cofres públicas", informou a Policia Federal.

Deputado se defende

Em nota enviada ao portal G1 por meio de sua assessoria, o deputado Félix Mendonça Júnior negou as acusações. O parlamentar afirmou lamentar as imputações e declarou que elas "comprometem reputações e geram prejuízos políticos".

"O deputado reitera que jamais negociou a execução de emendas parlamentares, nunca indicou empresas e não exerce qualquer função de ordenador de despesas. O papel do parlamentar sempre se limitou à apresentação de emendas, com o objetivo de assegurar recursos federais aos municípios que representa na Bahia", diz a nota.

A Operação Overclean teve início em 10 de dezembro de 2024. Na primeira fase, foram cumpridos 59 mandados judiciais e 16 pessoas foram presas nos estados da Bahia, São Paulo e Goiás.