Notícias

Lavrov: EUA planejam instalar mísseis na região da Ásia-Pacífico

Citando a declaração do secretário-geral da OTAN, o chanceler russo disse que a Aliança Atlântica "expandirá sua infraestrutura e estabelecerá alianças na região".
Lavrov: EUA planejam instalar mísseis na região da Ásia-PacíficoGettyimages.ru / Dondi Tawatao

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, previu que os EUA recorrerão a vários países da região Ásia-Pacífico para instalar mísseis de curto e médio alcance em seus territórios.

Falando em um debate sobre a resolução do conflito na Ucrânia, o chanceler russo citou as declarações do secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, que afirmou que a Aliança Atlântica defende o território de seus Estados-membros e que as ameaças aos territórios desses países "vêm de vários cantos do mundo", incluindo a região da Ásia-Pacífico.

"É por isso que a OTAN vai expandir sua infraestrutura, estabelecer alianças nessa região [...] e, nesse sentido, a segurança euro-atlântica e a segurança na Ásia-Pacífico, disse Stoltenberg, são inseparáveis", explicou Lavrov.

O chanceler ainda lembrou durante seu discurso que os EUA deixaram o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (Tratado INF) "para explorar agora novos espaços, incluindo as Filipinas". "E tenho certeza de que outros países da região Ásia-Pacífico também serão solicitados a fornecer [seu] território hospitalar para tipos semelhantes de armamentos", afirmou.

Em meados de abril, o Exército norte-americano no Pacífico anunciou que, pela primeira vez na história, implantou com sucesso um sistema de mísseis de capacidade de médio alcance (MRC) no norte da ilha filipina de Luzon.