Notícias

Pela primeira vez, Gazprom, maior produtora russa de gás, vende mais à China do que à Europa

Por meio do gasoduto Força da Sibéria, as entregas ao mercado chinês somaram 38,8 bilhões de metros cúbicos, alta de 24,8% em relação a 2024, superando o volume total de gás transportado por dutos para o mercado europeu.
Pela primeira vez, Gazprom, maior produtora russa de gás, vende mais à China do que à EuropaGettyimages.ru / VCG

Em 2025, pela primeira vez, a gigante russa Gazprom forneceu mais gás à China do que aos países europeus, incluindo a Turquia, segundo dados preliminares divulgados pela própria empresa na segunda-feira (12).

Por meio do gasoduto Força da Sibéria, as entregas ao mercado chinês somaram 38,8 bilhões de metros cúbicos, alta de 24,8% em relação a 2024, superando o volume total de gás transportado por dutos para a Europa.

A empresa afirmou que mantém o fornecimento de gás de forma "confiável" aos países vizinhos. Em 2025, também houve aumento das exportações para a Ásia Central e a Transcaucásia: os envios ao Cazaquistão, Uzbequistão e Quirguistão cresceram 22,2%, enquanto as entregas à Geórgia avançaram 40,4%.

  • No início de setembro de 2025, Rússia e China concluíram os planos para o gasoduto Força da Sibéria 2, considerado o maior projeto de gás do mundo. O acordo tende a alterar de forma significativa o mercado global de gás natural liquefeito (GNL), ao substituir o combustível transportado por navios, mais caro, pelo gás russo levado por gasodutos.

Saiba mais sobre gasoduto Força da Sibéria-2 em nosso artigo.