Porta-voz revela detalhes da conversa entre Rubio e presidente eleito de Honduras

O secretário de Estado dos EUA destacou a importância de manter a cooperação na área da segurança, incluindo o tratado bilateral de extradição.

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, reuniu-se na segunda-feira (12) com Nasry Asfura, proclamado presidente eleito de Honduras, na sede do Departamento de Estado, em Washington D.C.

O objetivo do encontro era reafirmar o compromisso de "aprofundar a aliança" entre Washington e Tegucigalpa.

De acordo com o principal porta-voz do Departamento de Estado, Tommy Pigott, durante o encontro, o secretário celebrou o compromisso de Asfura de promover prioridades compartilhadas na região, incluindo "os esforços em curso para promover a estabilidade na Venezuela".

Os dois discutiram a necessidade de "combater a criminalidade transnacional, fortalecer a segurança da região, atrair novas oportunidades de investimento e combater a imigração ilegal", afirmou o porta-voz em comunicado.

"É um prazer dar as boas-vindas ao presidente eleito de Honduras, Nasry Asfura, ao Departamento de Estado e parabenizá-lo por sua vitória eleitoral. Reafirmamos nosso compromisso de aprofundar a parceria entre os Estados Unidos e Honduras para tornar nosso hemisfério mais seguro e próspero", escreveu Rubio em sua conta no X.