Notícias

Zakharova: Zelensky e aliados serão responsabilizados por assassinatos de jornalistas

A porta-voz da chancelaria russa afirmou que Moscou vai lutar pela punição aos responsáveis pelos ataques deliberados contra correspondentes e criticou o silêncio de organismos internacionais.
Zakharova: Zelensky e aliados serão responsabilizados por assassinatos de jornalistasAP / AP Photo/Ted Shaffrey

O líder do regime ucraniano, Vladimir Zelensky, e seus aliados serão responsabilizados pelas mortes de profissionais da imprensa russa, afirmou nesta terça-feira (13) a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, em declaração divulgada no Dia da Imprensa Russa.

A porta-voz disse que "Dezenas de jornalistas e correspondentes de guerra pagaram o preço mais alto por suas crenças, sendo tragicamente vítimas de ataques direcionados por neonazistas das Forças Armadas da Ucrânia na linha de frente ou por sabotadores do regime de Kiev longe da linha de contato. Que sua memória seja eterna".

"Nem os autores diretos desses crimes sangrentos e ataques terroristas, nem seus líderes, nem os apoiadores ocidentais das atrocidades do regime de Zelensky escaparão da responsabilidade por esses e outros assassinatos de civis, como profissionais da mídia são considerados iguais perante o direito internacional. Tampouco o silenciamento deliberado desse terror contra a dissidência por órgãos internacionais relevantes ajudará", declarou.

"Em nome da justiça e para preservar a memória de todos os jornalistas que sacrificaram suas vidas no cumprimento do dever, faremos todos os esforços para garantir que os responsáveis recebam a punição merecida e inevitável", concluiu Zakharova.