
Reino Unido investiga rede social X por conteúdo sexual gerado por IA

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, ameaçou colocar o chatbot de inteligência artificial Grok, da rede social X, sob supervisão, caso a plataforma de Elon Musk continue gerando imagens sexualizadas de mulheres e crianças. A informação foi divulgada nesta terça-feira (13) pela Sky News.

"Se a X não conseguir controlar o Grok, nós vamos controlar. E vamos fazer isso rápido, porque, se você lucra com o dano e o abuso, perde o direito de se autorregular", afirmou Starmer na segunda-feira, durante reunião do grupo parlamentar trabalhista.
Ele também classificou as ações do Grok e da X como "absolutamente repugnantes e vergonhosas". "Proteger usuários abusivos, em vez de proteger mulheres e crianças que estão sendo vítimas, mostra uma distorção completa das prioridades", acrescentou.
"Deixe-me ser muito claro: não vamos tolerar isso. Por mais instável ou complexo que o mundo se torne, este governo seguirá seus valores. Defenderemos os vulneráveis contra os poderosos", concluiu.
O órgão de supervisão de segurança online do Reino Unido, Ofcom, abriu uma investigação formal contra a X após receber "relatos extremamente preocupantes de que a conta do chatbot Grok AI tem sido usada para criar e compartilhar imagens de pessoas nuas, o que pode configurar abuso de imagens íntimas ou pornografia, e para divulgar imagens sexualizadas de menores, que poderiam constituir material de abuso sexual infantil".
